O prefeito Adolfo Antonio Fetter e o superintendente de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul, Vanderlan Vasconselos, tornaram a se reunir hoje(6) à tarde na sede do órgão, em Porto Alegre, para definir a liberação de área em Pelotas visando a implantação do polo naval do Município. Com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Macluf, os gestores avançaram na proposta de a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) liberar para Pelotas 65 hectares situados às margens do canal São Gonçalo, local em que Fetter pretende que se instalem empresas do setor naval. A área pertence ao governo do estado e foi cedida à Brigada Militar há 30 anos, passando a denominar-se Chácara da Brigada.
A partir de assinatura de “termo de compromisso”, a Prefeitura de Pelotas ficou encarregada de proceder o levantamento topográfico do local. Na reunião de hoje, participou o diretor da empresa pelotense Ecocell, Wagner Gerber, contratado no início do ano para fazer trabalhão similar por uma empresa interessada em instalar-se ao longo do São Gonçalo, segundo informação de Fetter. Ele explica que no encontro com Vasconselos, a partir do trabalho desenvolvido por Gerber, foi apresentando levantamento de 80% da área em questão, permitindo o avanço das negociações em torno da liberação de parte do local.
Anteriormente, Vasconselos assegurou que o governo estadual já havia feito contato com a BM de Pelotas, objetivando a utilização da área da Chácara para investimentos, destacando que a instituição não se utiliza do local. “A SPH e o governo do estado entenderam a importância desta iniciativa para o desenvolvimento de um polo naval em Pelotas e estamos unidos em torno da efetiva concretização deste objetivo que virá em benefício da população local e regional”, disse Fetter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário