quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ações marcam o Dia de mobilização para doação de medula óssea

O Dia Municipal de Mobilização para Doação de Medula Óssea foi marcado por orientações e distribuição de panfletos em alguns pontos da cidade. Quem passou nesta quarta-feira (14) pela avenida Bento Gonçalves e pelo calçadão pôde ver o trabalho desenvolvido pelos voluntários que apoiam a iniciativa do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e vereador licenciado Eduardo Macluf (PP).

A semana nacional de doação de medula óssea começou nesta quarta e prossegue até o dia 21 deste mês. O dia 14 foi escolhido para ser incluído no calendário oficial de eventos da cidade como o Dia Municipal para a Doação de Medula, instituído pelo vereador Macluf. Desde que foi aprovada a lei número 5.597/2009, a data é usada para conscientizar as pessoas, a fim de desmistificar inúmeras informações equivocadas que elas associam à doação.

A proposta é fazer com que as pessoas entendam realmente o que é e como funciona a doação de medula óssea. O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque (PSB), perdeu o filho vítima de leucemia, sem ter tido a oportunidade de encontrar um doador compatível para transplante. A partir daí, o vereador Macluf entrou nesta batalha para divulgar e aumentar o número de cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Para doar

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos que não tenha problemas de saúde pode ser um doador. Basta ir até o Hemocentro e coletar uma pequena quantia de sangue (10ml) para o teste de compatibilidade (HLA). O resultado do exame de sangue é colocado no banco de dados. Caso a compatibilidade seja confirmada, a pessoa é consultada para decidir sobre a doação. Mais informações pelo telefone 3222-3002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário