A última edição deste ano do Programa “Economia Popular Vai ao Bairro”, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), ocorre neste sábado (17), a partir das 15h, no salão do Clube Marítimo (rua Inácio Motta,531), na Colônia de Pescadores Z3. Os eventos realizado nas comunidades do Getulio Vargas, Navegantes,Guabiroba, Pontal da Barra – Laranjal, Balneário dos Prazeres, junto à Associação de Barbeiros e Cabeleireiros de Pelotas e em edições do Fala Pelotas, visam disponibilizar financiamentos aos pequenos empreendedores para que possam investir em equipamentos ou mercadorias.
O financiamento é obtido pelos empreendedores por meio de parceira firmada entre a SDET, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Negociações com o Banrisul, para que a instituição se torne parceria do programa, estão sendo finalizadas, informa o responsável pela pasta, secretário de Desenvolvimento e Turismo Eduardo Macluf.
A iniciativa da SDET, com a promoção do Economia Popular vai ao Bairro, é descentralizar o serviço disponibilizado na sede da pasta, com vistas à facilitar o acesso dos pequenos e microempreendedores às linhas de crédito facilitadas, oferecidas pela parceria poder público/instituições financeiras, enfatiza Macluf.
A linha de financiamento dispõe de taxas de juros reduzidas, e é destinada aos trabalhadores autônomos dos bairros e vilas da cidade como pequenos comerciantes, cabeleireiros, vendedores ambulantes, motoboys, entre outros.
O prazo de pagamento é de até dois anos e o financiamento chega ao valor máximo de R$ 15 mil, de acordo com a avaliação do empreendimento efetivada pelos técnicos responsáveis. A coordenação é da Superintendência de Economia Popular, que leva aos bairros toda estrutura técnica de informática para que o crédito possa ser aprovado no mesmo dia.
Conforme dados apresentados pela Superintendência, nos últimos 10 meses de operação, o crédito total disponibilizado alcança o valor de R$ 306,331,87. O valor beneficiou 84 empreendedores de Pelotas, assinala o secretário da SDET.
Nenhum comentário:
Postar um comentário