quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Macluf destaca pesquisa do professor Pedro Curi Hallal

O pesquisador do Centro de Epidemiologia da UFPel, Pedro Curi Hallal, tem ocupado destacados espaços na Imprensa do Estado, do País e a nível internacional, com referências ao projeto...envolvendo 33 pesquisadores de 16 países, relacionado à atividade física com base em dados de 122 nações, abrangendo 80% da população mundial.

Da tribuna da Câmara, o vereador Eduardo Macluf destacou a grande projeção do pesquisador pelotense Pedro Curi Hallal e a importância do Poder Legislativo reconhecer o trabalho que ganhou espaços na Imprensa local, estadual, e no Jornal Nacional, The Times, BBC, New York Times entre outros veículos de comunicação nacionais e internacionais.

"Pretendo compartilhar com os vereadores o relatório do projeto do professor, que contém o conjunto de informações sobre a prática de atividade física no mundo, servindo de pauta para a gestão pública quanto às ações de saúde", enfatizou Macluf.

O vereador vai convidar o pesquisador Pedro Curi Hallal, para realizar uma explanação, em plenário, detalhando seus estudos sobre o vínculo entre saúde e prática de exercícios.

Pedro Curi Hallal é consultor do Ministério da Saúde e membro fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física. "O professor desponta em debates, estudos e pesquisas, orgulhando nossa sociedade", salientou Macluf, argumentando que "a prática de exercícios reflete no planejamento de uma população saudável e com qualidade de vida. O tema é essencial e prioritário para pautar as políticas públicas e a gestão eficiente."

Em recente entrevista à Imprensa, Pedro Curi Hallal enfatizou que "é urgente que as ações de promoção da saúde tenham maior cobertura, atingindo mais pessoas. Precisamos também dos setores de esporte, de educação e de transporte. Existem diferentes estratégias que funcionam para aumentar o nível de atividade física da população, como intervenções na educação física escolar e programas de divulgação dos benefícios conquistados pelos exercícios."

Pedro Curi Hallal lidera grupo de pesquisadores na produção de artigos da revista científica The Lancet, que é uma das publicações médicas mais influentes do mundo.

Para Macluf, "ouvir relatos do pesquisador é abrir horizontes para projetos e programas que venham a projetar mudanças efetivas na realidade do Município, quanto à prática de atividades físicas com vistas à saúde. O Poder Público deve dispor-se a aderir iniciativas que façam a diferença da qualidade de vida da população."

Nenhum comentário:

Postar um comentário